quarta-feira, 15 de junho de 2011

CBF volta atrás novamente e reconhece Sport como único campeão de 1987

Mais uma vez a Confederação Brasileira de Futebol toma uma decisão sobre o caso envolvendo o Clube de Regatas Flamengo e o Sport Club do Recife. Em nota divulgada hoje mesmo (15/06), a entidade volta atrás novamente e mais uma vez indica o Sport como único campeão do torneio realizado em 1987.

Veja a nota divulgada no site da CBF:

"Resolução da Presidência 06/2011

Dispõe sobre revogação da RDP nº 02/2011

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.

Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada."

O que me parece é que Confederação apenas reconheceu o Sport como único campeão devido a uma tal lei, não por realmente reconhecer, sinto que foi algo forçado pela justiça.

A cada dia que passa a CBF se mostra ser uma organização fraca, sem firmeza, com mais interesses políticos do que esportivos.

  • Retrospectiva de 1987: Como foi a "Copa União"
Em 1987, a organização do Campeonato Brasileiro ficou sob rsponsabilidade do Clube dos 13. Foi então criado o Módulo Verde, que hoje seria como a primeira divisão. A CBF organizou um outro campeonato, o Módulo Amarelo (o qual teve participação do CSA), que hoje seria como a segunda divisão. Infelizmente, um mal entendido acabou atrapalhando o bom funcionamento do campeonato, Eurico Miranda (Vice-Presidente do Vasco naquela época) assinou como representante do Clube dos 13 um documento proposto pela CBF aceitando o cruzamento entre os dois melhores colocados dos Módulos Amarelo e Verde. A notícia só chegou aos ouvidos do Clube dos 13 no outro dia. Ao final da competição, Flamengo e Internacional (Campeão e Vice respectivamente do Módulo Verde) se recusaram a jogar contra Sport e Guarani (Campeão e Vice respectivamente do Módulo Amarelo), descumprindo o regulamento do campeonato, então a CBF fez a disputa final entre Sport e Guarani, 1x1 em São Paulo e 1x0 para o Sport na Ilha do Retiro. Sport Campeão do Campeonato Brasileiro de 1987.


Na minha opinião, acho ridículo o cruzamento sugerido pela CBF entre os campeões dos Módulos. Mas o que está no regulamento é regra, e o que é regra tem que ser cumprido, caso contrário há uma punição, no caso de 1987 houve uma punição: Desclassificação imediata de Flamengo e Internacional. O regulamento daquele ano foi ridículo, o Flamengo foi o campeão da 1ª divisão e merecia ser o campeão brasileiro, mas se o regulamento obriga mais uma partida ela deve ser realizada, como Flamengo e Inter se recusaram a cumprir o regulamento, está certa a CBF ao reconhecer o Sport como único campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário