segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tradição do Futebol Alagoano

O futebol em Alagoas sempre teve uma bipolarização de potências. CSA e CRB sempre aplicaram uma hegemonia no estado e sempre brigavam pelo título estadual. Quando tínhamos algum representante em uma competição nacional era sempre um dos dois, o Azulão do Mutange ou o Galo da Praia. Na história recente do estado, a tradição vem sendo quebrada com a evolução e o crescimento de equipes do interior, e até outra da capital.

ASA, Coruripe, Corinthians Alagoano e Murici, são as quatro equipes alagoanas que vem dominando as tabelas dos últimos campeonatos. No ano de 2011, CSA e CRB não aparecem nem na parte de cima da tabela, e impressiona a quantidade de títulos dos dois nas últimas temporadas, um estadual para cada, CRB em 2002 e CSA em 2008.

O campeonato alagoano tornou-se oficial a partir de 1927, a partir daí, foram disputados 81 campeonatos

(em 1931, 1932, 1934 e 1943 não foi disputado o campeonato) , 37 títulos azulinos (CSA), 25 títulos regatianos (CRB) e 19 títulos de outros clubes, sendo que desses 19, 10 foram conquistados nos últimos 12 anos.

Representando nosso estado no Campeonato Brasileiro, estão ASA na série B, CRB na série C e Coruripe na série D, o ASA, recém promovido, faz sua segunda participação na Segundona do Brasileiro e o CRB tem se salvado do rebaixamento para a série D apenas na última rodada nos dois anos que participou da competição.

Os dados apresentados mostram a queda no ritmo dos dois gigantes e o crescimento das outras equipes no cenário alagoano. Donos de uma grande superioridade, e uma hegemonia gigante na história, CSA e CRB lutam, hoje, apenas para tentar se classificar para as semifinais do campeonato estadual. Por quê? Difícil saber, mas dá para ver que falta estrutura e direção dentro das duas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário