
Variedade. Nada resume melhor os campeonatos estaduais como a palavra variedade. Regulamento, número de participantes, jogos de ida e volta, ou só de ida, quantidade de clubes grandes, muita coisa muda.
Apesar de ser uma boa oportunidade para acertar o time para a temporada, testar seus jogadores e treinar novas táticas, o estadual pode ser uma pedra no sapato para muitas equipes. Com alguns regulamentos estranhos e calendários abarrotados, algumas equipes saem perdendo no início de temporada.

Com jogo em cima de jogo, os estaduais às vezes atrapalham a preparação dos times, tanto fisicamente como psicologicamente. Os calendários deviam ser mais favoráveis aos clubes, dando a estes um tempo maior para preparação da equipe e treinamento, a exemplo do campeonato mineiro que só tem jogos nos finais de semana, dando uma semana inteira de preparação para a próxima partida e um tempo maior de descanso das viagens desgastantes e necessárias para realização dos jogos.

Além de mais tempo de descanso e mais treinamentos, nesse tempo livre podem-se encaixar partidas de campeonatos externos aos estaduais, como a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Já que atualmente algumas federações estaduais modificam suas tabelas para adaptar-se a essas outras competições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário