quinta-feira, 5 de maio de 2011

Futebol arte (ou guerra?)


Futebol não se explica, se sente! Quantas vezes você já ouviu essa frase? Realmente, é verdade. Difícil é encontrar alguém que consiga explicar o futebol apenas em palavras. Triste é saber que o futebol várias vezes é sentido com uma intensidade maior do que a normal. Não. Não emocionalmente, mas fisicamente. Brigas entre torcedores, jogadores, treinadores e até dirigentes marcam a história desse esporte.



Nunca é bom ouvir notícias sobre pancadarias, principalmente quando elas se envolvem com o futebol, seja dentro ou fora de campo. A verdade é que o futebol é uma prática esportiva, e por alguns mais do que isso, tem pessoas que acham o futebol uma arte, que deve ser lapidada constantemente até chegar à perfeição. Não é visto dessa maneira por alguns marginais que freqüentam os estádios e tratam o futebol como uma guerra.


Cenas que mancham a imagem e a história do futebol, cenas revoltantes, covardes. Nada disso deveria acontecer, o futebol nada mais é do que um esporte que encanta seu público. Quem joga tem que saber ganhar, perder, saber agüentar provocação e saber provocar, uma brincadeirinha aqui e outra ali tudo bem, mas tudo deve ter seu limite.

Levado a sério demais, o futebol acaba trazendo prejuízos e afastando pessoas dos estádios, e mesmo esses deixando de acompanhar os campeonatos devido às confusões causadas. O estádio de futebol não pode ser um ambiente de guerra, deve ser apenas um ambiente de torcida, um local onde se pode levar a família para acompanhar essa arte, que é confundida com uma guerra.




Um exemplo a ser seguido são as torcidas do Milan e da Inter de Milão, equipes do futebol italiano, da mesma cidade, Milão. Porém a rivalidade não passa de dentro de campo, no estádio a briga é para ver quem faz mais festa, do lado de fora dá para ver os torcedores dos dois times misturados e andando juntos na maior calma e tranqüilidade. Parabéns aos verdadeiros futebolistas, aqueles que realmente apreciam essa maravilha que chamamos de futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário