Alagoas. Terra das mais lindas praias do Brasil. Paisagens inigualáveis, culinária, artesanato, tudo que turista quer, precisa e pode ser obtido com uma viagem para o estado alagoano. E como um estado tão lindo pode esquecer-se da maior tradição brasileira? Não. Não esquece. Não deixa de lado o futebol. Não é difícil encontrar uma partida de futebol nas areias das várias praias da linda capital Maceió. E em todo estado, o futebol é mais do que tradição, é paixão.
Bola pra cá, bola pra lá. A Federação Alagoana de Futebol organiza um dos campeonatos estaduais que considero mais disputados. Falo isso com toda certeza, pois só no ano de 2011 o campeonato alagoano teve 10 participantes, e os 4 melhores colocados se classificam para as semi-finais. Sendo que os dois clubes alagoanos de mais tradição, conquistas e história, CSA e CRB não se classificaram para a segunda fase, ao contrário, ficaram na parte de baixo da tabela.
Reviravoltas incríveis marcam o futebol alagoano de tanta história. Grandes jogadores já passaram por aqui. Deco e Souza, jogadores de meio-campo do Fluminense, já jogaram pelo CSA. O zagueiro Pepe do Real Madrid já teve atuações pelo CRB. E sem esquecer do campeão da Copa do Mundo de Seleções. Luiz Felipe Scolari, hoje técnico do Palmeiras. Felipão encerrou sua carreira no CSA e iniciou sua carreira de treinador no mesmo clube, hoje, guarda um currículo de campeão.
Sem ser reconhecida nacionalmente, Alagoas já foi uma vez o centro do futebol, considerando que o CSA foi o único clube do Norte e Nordeste que já defendeu o Brasil numa final internacional. Em 1999 o CSA chegou a final da copa COMEBOL, o que seria hoje a Copa Sulamericana.
Não falta mais nada. Alagoas só precisa agora saber se colocar, saber investir. E quem sabe um dia poderá voltar a ser a potência que já foi alguns anos atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário