quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seleção espanhola, Hegemonia Mundial

Campeã na Eurocopa de 2008, campeã da Copa do Mundo de 2010. A Espanha nunca foi tão poderosa, temida no futebol mundial. Foi aí que me perguntei: Qual a fórmula que a seleção espanhola usou para crescer tanto no padrão mundial? Bem, futebol não tem fórmula, mas a Espanha usou um planejamento baseado no tempo, e deu certo.

Não que o tempo resolva tudo para qualquer um, mas quando se tem paciência e foco num trabalho de formação, o resultado é bem mais favorável. Está sendo assim com dois vizinhos nossos, a Venezuela montou sua melhor equipe de todos os tempos, e o Uruguai está voltando a fazer parte da elite mundial. Pois é, a Espanha também está sendo assim. A evolução é clara.

Outra fonte da seleção espanhola é o Barcelona. Sim, também serve como motivo para esse assunto. Por quê? Simplesmente porque - Na Copa do Mundo - a equipe da Espanha conta com 5 jogadores do Barça na equipe titular, isso porque o atacante David Villa ainda era do Valência, mas também foi contratado pelo clube catalão e certas vezes a seleção espanhola entrava com o atacante Pedro, também do Barcelona, então se somar mais esses dois, são 7.

A equipe que mais foi utilizada como titular nessa Copa do Mundo foi a seguinte:

Casillas; Capdevilla, Puyol, Piqué, Sérgio Ramos; Sergio Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, David Silva; David Villa.

Puyol, Piqué, Sérgio Busquets, Xavi e Iniesta - 5 jogadores do Barcelona

Cassilas, Sérgio Ramos e Xabi Alonso - 3 jogadores do Real Madrid

David Silva e David Villa - 2 jogadores do Valência (Foram negociados antes do início da Copa, Silva para o Manchester City e Villa para o Barcelona)

Capdevilla - Jogador do Villareal

O entrosamento da equipe era impressionante, os 5 jogadores do Barcelona citados acima jogam juntos desde as categorias de base do clube catalão, além do Pedro, que era reserva mas ainda entrava regularmente na equipe. Juntando o entrosamento de vários jogadores com um planejamento de muito tempo, teoricamente, monta-se uma equipe poderosa, e dessa vez, a teoria se confirmou na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário