sábado, 2 de julho de 2011

Para quem você torce?

Várias e várias vezes nos deparamos com uma situação que julgo incorreta. Influenciados pela rivalidade entre as equipes do Brasil, acabamos torcendo apenas para nossos clubes do coração, desejando a derrota do nosso rival. Isso é normal, todo mundo torce contra seus arqui-inimigos, principalmente em disputas diretas, mas isso acontece mesmo quando a equipe que torcemos não participa de tal competição.

Esse ano, a partir das quartas-de-final, o Santos era o representante brasileiro na Copa Libertadores da América. Vi muitas vezes torcedores São Paulinos, Santistas e Corinthianos torcendo contra o Alvi-negro praiano. Certo, existe uma rivalidade local, uma história cheia de batalhas, décadas e décadas de clássicos, entendo por esse ponto. O que me deixa indignado, é ver em algumas oportunidades torcedores que não tem nada a ver com o Santos se manifestarem contra o clube brasileiro.

Há casos piores, sim. Alguns torcedores de outros estados, principalmente Norte e Nordeste, esquecem dos valores de sua terra natal e torcem para equipes do eixo Sul/Sudeste, torcedores que nem podem acompanhar suas equipes de dentro do estádio, acabam torcendo contra os rivais daquele clube, mesmo sem poder sentir de perto a rivalidade entre os dois.

Meu sentimento pelo Brasil é maior que qualquer rivalidade. Acho que todo brasileiro deveria torcer pelos seus representantes em competições internacionais, deixar de lado um pouco a gozação e aprender a parabenizar os oponentes nacionais e vibrar junto a eles, pois assim se valorizará mais o futebol brasileiro e assim a evolução do Brasil no padrão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário