segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seleção brasileira, a formação de um grupo

O trabalho do técnico Mano Menezes vem sendo criticado pelos torcedores. Pela visão da maioria, o treinador não está conseguindo montar uma boa equipe no comando da seleção brasileira.

Vi inúmeras vezes em programas de esportes da televisão os comentaristas citando os vários pontos fracos da equipe. Verdade, são vários defeitos. Não só na Copa América, o Brasil não conseguiu jogar bem sob o comando do ex-técnico do Corinthians, nem mesmo nos amistosos. Algumas vitórias sobre seleções de menor expressão conseguiram esconder a fragilidade da seleção do Mano, mas é fato que ele não conseguiu formar uma equipe.

Não é fácil montar um grupo unido e entrosado, principalmente numa seleção, onde muitos dos jogadores não estão acostumados a jogar junto. É preciso muito planejamento e inteligência. Não dá para sair escolhendo os melhores em cada posição e jogar dentro do campo, é preciso que o treinador entenda como joga cada jogador, para que ele consiga fazer a equipe render o máximo possível.

O trabalho que vem sendo realizado na seleção brasileira é um trabalho de longo prazo, 2 ou 3 anos, quem sabe 4. Desde que Mano Menezes assumiu a seleção, tem testado as revelações brasileiras, tem buscado jogadores que não são tão conhecidos pelos brasileiros, tem testado a equipe várias vezes. Não conseguiu acertar a equipe ainda, mas é muito cedo para dizer que está fracassando. Esse foi apenas o primeiro teste, ainda tem muito chão até a Copa do Mundo que, como todos do grupo dizem, é o objetivo principal. Nos resta torcer para que o trabalho a longo prazo dê retorno, e que possamos vibrar novamente com mais um título de copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário